Abuso de ar condicionado traz problemas oculares

Dicas Para uma boa leitura sem cansar os olhos
12 de junho de 2017
Olhos também são alvos do câncer
12 de junho de 2017

 

O abuso de ar condicionado pode causar um sério problema ocular. O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes. Se o equipamento não tiver uma manutenção adequada, o filtrodeixa de

 

funcionar e isso pode espalhar bactérias que infestam o ambiente, em geral. Esta carga bacteriana, associada a diminuição da umidade relativa do ar potencializam o início de alergia, olho seco e infecção ocular como conjuntivite.

 

No Brasil, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas sofrem com a doença. Ela está relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (como poluição), muito tempo em frente ao computador, idade avançada, menopausa nas mulheres, medicamentos, uso incorreto de lentes de contato, trauma (queimaduras térmica e química), doenças reumatológicas, e outras do sistema imunológico.

 

Também as pessoas com doenças auto-imunes como artrites reumatóide ou Síndrome de Sjögren são mais propensas a padecer destes sintomas. “Olho Seco é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos, depois de refração, e quando não diagnosticada e corretamente tratada, pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns

 

casos, até à perda da visão”, alerta o médico José Álvaro Gomes, Presidente da APOS – Associação Brasileira dos Portadores da Síndrome do Olho Seco.

 

O tratamento mais indicado pelos especialistas é o uso de “lágrimas artificiais” com a finalidade de manter o olho permanentemente umedecido. Em usuários de lentes de contato, pessoas de uma idade mais avançada e em particular mulheres em fase de pós menopausa são mais freqüentes os sintomas de secura ocular.

 

Preste atenção nos sintomas. Se apresentar algum deles procure um oculista

– Ardor – Irritação – Sensação de areia nos olhos

– Dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado

– Dificuldade para ficar em frente do computador

– Olhos embaçados ao final do dia.

 

Dicas para prevenir

– Coloque um recipiente com água nos ambientes para aumentar a umidade relativa do ar.

– Use cremes hidratantes na pele evitando o contato com a mucosa ocular.

– Proteja os olhos com máscara, caso use ventilador ou ar condicionado no quarto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *